Avançar para o conteúdo principal

Avó Maria

Naquele cantinho de "coisas que nunca vou esquecer", estão as palavras da minha bisavó Maria, sempre que a família vinha de férias para Portugal, “esta pode ser a última vez que vos vejo…”. Houve uma vez em que isso se cumpriu. Maria de Sousa Fernandes, era o seu nome. Este nome, expoentemente repetido, foi por mim escrito infinitas vezes, na tentativa de que ela também o conseguisse. Com os meus 6 anos, ansiava aprender a ler e escrever, primeiro, para poder devorar todos os livros de histórias que conseguisse, e segundo, para ensinar a avó Maria a escrever, pelo menos, o seu nome. Se eu aprendia, ela também ia aprender, dizia eu. Estávamos em patamares iguais, só que desfasadas no tempo. A avó Maria tinha sempre imensas histórias para me contar. Hoje vejo o quanto nos enriquecemos uma à outra. Ela com a sabedoria dos seus 80 e poucos anos, eu com o frescor e ingenuidade de quem tem toda uma vida pela frente. Era capaz de passar horas a pentear o seu cabelo branco, e a pintar-lhe os lábios. Mostrei-lhe, orgulhosamente, o meu primeiro telemóvel, lia-lhe as minhas histórias preferidas, dava-lhe aulas de português e matemática, segurava-lhe a mão para a ajudar a escrever o seu nome e adorava apertar-lhe as bochechas. Lembro-me de cada bocadinho dela. Memorizei-a, com todos os meus sentidos. Consigo sentir a textura dos seus braços magros. A pele das suas mãos, lisa e fina. O seu cheiro. Era capaz de passar horas a brincar com os traços da sua velhice. De lhe puxar a pele das mãos e dos braços e pasmar com o facto de não retornarem ao lugar. O relevo das suas veias, que eram verdes e salientes. Fascinava-me cada traço dela, pois continha marcas de uma vida que eu não tinha assistido, mas que admirava fervorosamente. Tal como quando via fotos suas antigas, com a sua mula a ir buscar água ao oço. Costumava olhar para as fotos e pensar que a minha avó era importante (...)

Ela odiava quando a empurrava com força na cadeira de rodas, ou quando baloiçava o seu cadeirão. Muitas vezes não obedecia quando me dizia, quase desesperadamente, para parar. Sei que fui cruel. Não entendia que tinha de a estimar e perdia a paciência. Gozava quando dizia mal o meu nome, apelidava-a com nomes que hoje sei que magoavam, não entendia quando a via chorar... Desculpa, avó. 

No dia em que desapareceste fisicamente, não pensei na falta que me virias a fazer. Pensei que não terias mais nada para me ensinar. Mas estava enganada. Ensinaste-me ainda mais nestes anos sem ti. O teu quarto ainda tem o teu cheiro. Gosto de me lembrar de ti lá, mesmo que a memória seja ver-te numa cama articulada do hospital. Ainda guardo o termo azul que te levava com sopa numa das primeiras vezes em que foste internada. Lembro-me demasiado bem da última vez que te vi, já sem força. Já pouco falavas. O teu coração estava fraco, mas os teus olhos diziam tudo o que não conseguias expressar. Nunca desapareceste, e hoje sei-o bem. Foste sempre aparecendo e colorindo os meus sonhos. Aparecias, a sorrir, sentada, com o teu rádio a tocar as músicas do antigamente. Sempre que me sinto perdida, tu estás lá...Como naquele dia em que me perdi na feira, e não quis ir com a minha mãe quando ela me encontrou na carrinha dos jogos de cama. Só a ti cedi, quando chegaste e me abriste os braços. E sei que eternamente irei estar assim... dentro dos teus braços.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Coisas desse tipo

A mim não me interessa ser famosa, não me interessa ser reconhecida, nem saber que sabem o meu nome. Não é isso que me alimenta o ego, não tenho necessidade de ser adorada, nem idolatrada, ou whatever. Interessa que aqueles que eu gosto, gostem de mim e confiem em mim, pois isso sim, me trás felicidade. Julgar sem conhecer é fácil e está à mão de todos, mas se não conheces e falas, concerteza não tens o privilégio de conhecer. Os meus amigos conto-os pelos dedos, e esses, guardo-os a todos no coração. Para o resto do mundo sorrio, mesmo que de volta receba um pontapé. E é isso.

Sometimes, the worst place you can be is in your own head

Estou de volta por aqui. Nunca abandonei totalmente este meu cantinho, mas com o passar dos anos veio o desleixo. As redes sociais e o meu trabalho nelas, fizeram com que me dissociasse das palavras e até dos livros. A realidade é que me tenho sentido vazia. Aquele sentimento de que nada faz sentido, o desprazer pelo trabalho, pelas tarefas do dia-a-dia, hobbies, pela vida, até. Apesar de pouco ou nada falar disto, sempre tive tendência para a depressão, a juntar à ansiedade que foi agravando nos últimos anos. O silêncio e o isolamento sempre foram a forma que usei para "lidar" com a situação. Nunca pedi ajuda, sempre achei que era tudo sinal de fraqueza e com ela vinha a vergonha de falar com quem quer que fosse sobre como me sentia. Até porque a dificuldade em explicar por palavras é sempre gigante. Se por acaso me perguntarem porque estou triste, apenas consigo responder "não sei, é por tudo". Sinto que não me consigo fazer entender, e isso deixa-me ainda pior. A

Há histórias que se fecham a cadeado

Por vezes invejo aquelas pessoas que fazem da sua vida um livro aberto. Mas só um bocadinho. Não me fazia mal nenhum ter umas quantas páginas soltas. Mas não, as páginas do meu livro estão fechadas e é a cadeado. Por vezes deixo que peguem na chave e o abram, mas apenas por momentos. Os fantasmas do passado vivem, acorrentados nos poros do meu corpo, e eu não faço nada para o evitar. Não tenho controlo em mim, quanto mais controlá-los. Chego a sentir-me uma estranha em mim, a patinar de um lado para o outro, e a derrapar aqui e ali. O medo persegue-me diariamente, por caminhos sinuosos e outros nem tanto, mas ele persegue-me e eu tento sempre esconder-me dele. Estou num buraco só meu, e mais ninguém me vê la. Porquê? Já cantava o Angélico "Ela é...um segredo fundo do mar".